sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Santidade ou Sanitariedade?

Por Egídio Costa


Por muito tempo ouvi a cobrança de santidade. "Temos que ser santos, temos que ser jovens santos, namoro santo, santo, santo, santo, santidade, santidade, santidade.....!"

Viver de modo santo é viver a vida humana, cheia de graça, que Jesus viveu. Nada é mais santo do que isso!
Nosso problema é que só vemos santidade em Jesus Cristo, porque Ele ressuscitou dos mortos. Se Ele estivesse aqui hoje, vivendo como Ele viveu, entrando nos lugares em que entrou, tratando as pessoas como tratou, permitindo-se tudo aquilo a que se permitiu, será que a "igreja" diria que Ele era Santo?

Ou falaria dele: "Glutão! Bebedor de vinho! Samaritano louco! Possesso pelo Demo, amigo de pecadores e meretrizes! - Era como seria tratado outra vez pela religião!
Para não falar de Caifás e o Sinédrio de Israel que tinha em Jesus apenas inveja política e desconforto religioso.
Entre nós, seria a mesma coisa, mas inegavelmente o narcisismo de nossos "caifázes" é muito mais cheio de "caifézes"...!
È claro que nenhum de nós tem, ou terá mais, a liberdade pura e limpa que Jesus trazia em Si mesmo.

Eu sou nascido em pecado...Mas quando penso, o que se deve buscar como santidade, penso em aprender a entrar em todos os banquetes, e não ser jantado. Visitar os mortos e não sepultar-me com eles. Salvar os condenados pelo juízo e não fazer da Graça do perdão, uma concessão para eu mesmo saquear o crédito de minha misericórdia, a fim de abusar do próximo. Ouvir a estupidez dos fariseus e não ficar amargurado com eles...!

Santidade é a vida experimentada na Graça e vivida em crescente estado de amor.
Santidade é a humanidade sem medo de si mesma e sem acomodação a ela própria.
Santidade é se parecer com Jesus, não é apenas insanidade religiosa, apesar de poder ser profundamente sanitária em suas demonstrações. É como privada de hospital!!!!

Sanitáriedade religiosa é só para inglês ver.
Santidade espiritual é o que Deus vê.
O ser santo limpa o interior do copo, o ser sanitário apenas o lava por fora.

O ser santo tem um mundo interior, o ser sanitário só tem mundo da cara para fora e não para ver o próximo, mas apenas encenar o modo como desejar ser sanitariamente percebido...
Insanidade sanitária, sem sanidade da santidade....

11 comentários:

  1. Busquei por muitos anos (17) desde a minha conversão, encontrar essa tal "santidade" que muitos ministravam para a Igreja...Quase enlouqueci!
    Era tanto jejum, tanta consagração, tanta purificação, tanta exclusãi de tudo e todos, vivia em um "mundinho religioso, saco-santo", distante de musicas pseudo-mundanas, de comportamento de "gente do mundo", com falas e pensamaento no mais puro "evangeliques"...
    Até descobri que para ser santo está no Evangelho de João 17:17!
    Beijos e paz
    Pastor Egidio Costa

    ResponderExcluir
  2. Essa santidade que se busca dentro da igreja é uma santidade bancada pela minha propria hipocrisia-egoismo, e é uma verdadeira ilusão, e proporciona um passaporte pra loucura com direito a camisa de força e tudo, na minha infância critã já passei por esse momento, até descobrir a verdadeira santidade. abrs minha amiga

    ResponderExcluir
  3. paz
    eu vivo o que Deus manda.
    o resto da Igreja, que Deus abençoe, mas n entro em paranóia de crente não...
    Deus abençoe
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. O engraçado de tudo isso é que em João 10:10, Jesus diz que: o ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; mas o Filho do Homem veio para da vida e esta em abundancia.
    É exatamente o que faz a religiosidade: mata, rouba e destrói... Tudo na vida das pessoas religiosas é pecado, é errado, vivem cativas a perversidade do engano.
    Por isso a Palavra de Deus diz que: “O meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento”. Quem não conhece a verdade vive presa a religiosidade.
    O que vemos? Os pseudos santarrões querem manter presas as pessoas, principalmente na ignorância. Porque assim é muito mais fácil de manobrar-las. É a mesma e velha historia da igreja católica quando proibiu a leitura da Bíblia para as pessoas. É sempre o diabo tentando levar as pessoas para distante da verdade, porque quando se descobrem a verdade, esta os liberta, e o ser livre aprende que em Cristo há vida e em abundancia. Sem as amarras da religiosidade e das hipocrisias.
    Deus busca um coração puro, um coração verdadeiro, em eu reine o amor do Pai abundantemente.

    ResponderExcluir
  5. Olá minha irmã,
    é muito audacioso seu comentário,com certeza existem muitos exageros religiosos dentro das nossas igrejas, mas O SER SANTO é um mandamento do próprio Deus "ser santo por que Ele É santo, ão podemos viver um fanatismo religioso, mas não podemos abrir mão sermos santos, santificação faz parte do processo de salvação e sem ela não veremos a Deus.
    que o Deus de graça e infinita bondade continue te abençoando

    Antonio Gomes.

    ResponderExcluir
  6. Mto bom Fa. A parte q vc fala e se Jesus vivesse nos nossos dias? Mtos nao olhariam para ele. Pra mim a santidade na praticar eh vc viver no mundo sem deixar q o mundo viva em vc. Pq foi isso q Jesus fez. Nao adianta a igreja se excluir do mundo. Se ela se exclui o mundo continua mundo. E a principal funçao da igreja se perde por causa d uma falsa santidade. Fa q Deus continue te usando. Bjo

    ResponderExcluir
  7. hehe é fabi são muito loucos os seu posts, eu gosto muito, acabei de vir de uma reunião de pequenos grupos onde estávamos discutindo a forma como a igreja de forma geral tem pregado o evangelho, comentamos que muitas vezes falamos de jesus mas esquecemos que as pessoas também precisam de, ser santo é sim buscar a Deus e pregar o evangelho, mas é também ajudar quando o irmão está precisando de carinho, de um ombro amigo, de uma cesta básica e etc, ser santo é sair das 4 paredes e proclamar pra todo mundo que cristo vive, "ainda que tenhamos que falar".

    ResponderExcluir
  8. Nobre F. Felix, paz... Excelente Mensagem. Gostei do termo "caifázes".

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz!
    Grande postagem.
    Realmente é preciso um viver santo para agradarmos a Deus!

    ResponderExcluir
  10. Fabi... Tô ouvindo de novo a palavra do Pr. Abe Huber... E ele disse uma coisa que tem muito haver com você e com o que você tem feito nas vidas através desse blog. Ele dizia assim: "Só posso reproduzir nos outros, o que foi produzido em mim." E não tem como, você é uma horta, sem agrotocsicos, com frutos puros nas mãos do Senhor... hsuahuah...
    SANTIDADE E SANITARIEDADE??? Olha, se meu pai ler, vai querer fazer uma pregação...
    Acho que ninguém nunca parou pra pensar o que aconteceria se Jesus tivesse vindo nessa época.
    Com certaza, da forma como o mundo está conrrompido, (é triste, mas é verdade) infelizmente Ele não seria visto como Santo. E isso faz com que eu pare e me pergunte; Se Ele não fosse visto assim, como eu sou vista? Porque afinal, eu vivo este tempo e conheço este mundo. Quero andar em Santidade, minha decisão já está tomada. Que Deus continue lhe usando, Mulher... shauh
    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Amém,queridos.
    Obrigado a todos pela força.

    ResponderExcluir

Olá,a paz!
Obrigado por comentar.
Volte depois e veja outros comentários feitos depois do seu.
Um abraço, A escriba do Rei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...