quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aqui mora um pecado feliz



O pecado precisa de um ambiente bem preparado para entrar em cena. Não é em qualquer lugar que ele pode dar as caras e morar. Ambientes são criados por nós. Nós os fazemos, os decoramos, os preparamos. Podemos fazê-los para acomodar as coisas boas que vem de Deus ou para acomodar as coisas más vindas da ação do pecado.


Davi preparou um grande ambiente para o pecado morar. No início da construção, da sacada de seu palácio, viu uma mulher desavisada, lindíssima tomando banho. Começou então na mente de Davi a preparação do ambiente. Se Davi estivesse empenhado em preparar ambientes para a ação de Deus, certamente teria entrado e buscado coisas saudáveis para povoar a sua mente excitada.


Mas não foi assim que aconteceu. Davi começou a construir e a decorar o ambiente para o pecado e o pecado já estava morando ali. “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.” (1 Sm 11. 3). Era casada! Talvez aqui fosse o momento de Davi dar um breque e preparar o ambiente para Deus e não para o pecado. Davi deveria ter ligado o seu trator e destruído a pequena construção já erguida e decorada para o pecado.


Mas não foi assim que aconteceu. Davi quer possuí-la, e se empenha em preparar melhores condições de moradia para o pecado. “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela.” (1 Sm 11. 4). Pronto, o pecado já havia se mudado definitivamente de “mala e cuia” para a vida de Davi. Talvez aqui fosse o momento de Davi ter se arrependido profundamente de sua loucura e destruído possibilidades de futuras ampliações e mais ambientes decorados para o pecado desfrutar.


Mas não foi assim que aconteceu. O pecado gosta de ter à sua disposição variados ambientes para morar. Bate-Seba engravida. Davi arma uma estratégia para parecer que o marido de Bate-Seba, Urias, a tinha engravidado, mas a estratégia falha. Talvez aqui fosse o momento de assumir o erro e desmanchar os próximos ambientes onde o pecado se hospedaria.


Mas não foi assim que aconteceu. O pecado quer ambientes onde promova o máximo de dor e destruição na vida das pessoas. Davi, então, arma o ambiente mais terrível e mais apreciado pelo pecado. “Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.” (1 Sm 11. 14-15). Urias morreu! Talvez depois da morte de Urias, Davi devesse reavaliar a sua maldade e assumir a sua culpa diante das pessoas e de Deus, criando assim um ambiente onde o Senhor o guiasse.


Mas não foi assim que aconteceu. O pecado nunca está feliz. Ele sempre deseja uma nova decoração e um novo e inusitado ambiente para agir. Agora Davi casa com a mulher do homem a quem ele traiu e mandou matar. “Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho.” (1 Sm 11. 27). Talvez fosse o momento de escutar a consciência e destruir os ambientes do pecado, toda a farsa, toda a mentira e se arrepender.


Mas não foi assim que aconteceu. Davi ficou quieto, mantendo vivos e decorados os ambientes que havia criado para o pecado. Davi até comprou aquela plaquinha e colocou no jardim da casa de vários cômodos construída para o pecado: “Aqui mora um pecado feliz!”


Porém, Deus, que é um destruidor dos ambientes do pecado, mandou até Davi um profeta chamado Natã, que com um trator de potência descomunal passou por cima de Davi e de seus ambientes desenhados engenhosamente para o pecado. “Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.” (1 Sm 12. 9)


O trator do Senhor não deixa em pé sequer uma parede onde o pecado agiu. Davi sofreu muito com as conseqüências de preparar ambientes para o pecado morar. Sofreu muito para destruir as paredes já criadas para o pecado, mas conseguiu, debaixo de lágrimas e de muita dor.


Nós não somos diferentes dele. Também sabemos construir estes ambientes e os construímos. Cabe a nós sempre avaliar que tipo de ambientes estamos construindo, e ao menor sinal de que estivermos construindo ambientes ao pecado, pararmos imediatamente, ligarmos o trator e destruí-los totalmente, substituindo-os por ambientes onde Deus esteja e que O agrade.




Material extraído do site
http://www.esbocandoideias.com/

8 comentários:

  1. Tremendo!!!
    Temos que refletir o tempo todo se estamos colocando as placas "aqui mora um pecado feliz". Satanas é sujo e o seu primeiro lugar de ataque é em nossas mentes. Se olharmos cobiçarmos, pensarmos, admirarmos, desejarmos, etc...Já era ali vai ser fincada a placa. A toda hora devemos passar o trator em cima da construção de nossos pecados.
    Parabéns Fabi
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi! olha eu aqui de novo.
    Será que precisamos experimentar,o pecado para ter certesa,do mal que ele Faz? E aida assim tem pessoas construindo e preparando lugar para ele.
    Que pena.

    ResponderExcluir
  3. Olá Faby Parabéns pela postagem, segue meu singelo comentário

    A mente de cada um de nós é um céu.
    Neste céu tem um trono. Há REis guerreando entre si para ocupa-lo Um seles se chama santidade, o outro pecado. Através de meu livre arbítrio, posso ter um rei do bem ou um rei do mal.
    Samuel Buel Filósofo
    Se puder visite meu Blog

    http://buelsamuel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa mensagem nos leva a uma grande reflexão do quanto somos levados fácilmente a PECAR.
    MOMENTO DE REFLEXÃO....Árdua lição.
    Que DEUS possa tirar as nossas placas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. è minha amiga o pior e o perigo mora ao lado ou pode até estar dormindo com a gente abrs

    ResponderExcluir
  6. Davi e Bete Seba são dois personagens dos quais podemos tirar grandes lições para não fazer 'um ambiente para o pecado morar'.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto! De fato algumas pessoas preparam seu corações para habitação permanente do pecado ... Que fujamos da aparencia do mal


    Fica na paz

    Robson Moreira - Na verdade e no amor de Cristo

    ResponderExcluir
  8. Amada irmã,

    como prometi aqui estou eu comentando.

    Gostei da sua abordagem. Davi fez de fato toda uma preparação, e insistiu preparando e continuou insistindo preparando, e se envolvendo cada vez mais. Isso me faz lembrar o salmo nª. 42 .7 e nos mostra como a palavra do Senhor nos ensina!

    Do jeito que Davi crescia no ambiente pecaminoso, so mesmo a fortaleza do Criador para dar um basta na loucura do Rei.

    Note que esse rei era o homem segundo o coração do Senhor. Deus ama os que O amam e como so Senhor amava a Davi. Mas a correção e dura e o sofrimento do filho de Gessé foi tão alto que chegou mesmo a desejar a Morte quando viu seu primogênito perder a vida de forma trágica, na verdade consequência de Seu pecado.

    Como diz um comentário anterior, essa passagem nos traz tremendas lições.

    Deus abençoe seu trabalho irmã

    um forte abraço

    ResponderExcluir

Olá,a paz!
Obrigado por comentar.
Volte depois e veja outros comentários feitos depois do seu.
Um abraço, A escriba do Rei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...