terça-feira, 27 de julho de 2010

Conversões imaginárias


por C. S. Lewis:

Se o cristianismo é verdadeiro, então por que nem todos os cristãos são necessariamente mais agradáveis do que os não-cristãos? O que está por trás dessa questão é em parte razoável e em parte inadmissível. A parte razoável é esta: se a conversão ao cristianismo não representa nenhum aperfeiçoamento nas ações do ser humano – se ele continuar sendo tão metido, rancoroso e vingativo; tão corroído pela inveja ou ambicioso como antes – então teremos fortes motivos para suspeitar que sua “conversão” foi totalmente imaginária. Depois da nossa conversão inicial, toda vez que achamos que fizemos algum avanço, esse é o teste que devemos aplicar. Sentimentos delicados, novos insights, um interesse maior pela “religião” podem não significar nada, se o termômetro indicar que a nossa temperatura continua subindo. Nesse sentido, o mundo secular está totalmente certo em julgar o cristianismo por seus resultados. Uma árvore é conhecida pelos seus frutos; ou, como diz o dito popular, a prova do pudim está em comê-lo. Quando nós, cristãos, nos comportamos mal, ou deixamos de nos comportar como deveríamos, tornamos o cristianismo desacreditado para o mundo lá fora. Os cartazes e panfletos dos tempos de guerra diziam que conversa fiada pode custar vidas. A recíproca é verdadeira: “vidas fiadas” dão o que falar. Se levarmos nossas vidas sem responsabilidade, as pessoas de fora começarão a falar; e nós teremos lhes dado bons motivos para duvidar do próprio cristianismo.

(C. S. Lewis em “Mero Cristianismo”, transcrito em “Um Ano com C. S. Lewis”, Ed. Ultimato, 2005, p. 230)




Material extraído do Blog: O Contorno da Sombra

4 comentários:

  1. Concordo, concordo, e corcordo! É isso aí Fá!
    Bj...

    ResponderExcluir
  2. Alô Fabi td bem?
    Na verdade o verdadeiro Cristão,é agradável é tragavel,tudo que estiver contrario a isto realmente é um projeto de Cristão.Se alguém que se diz cristão tiver estas características que vc mencionou,não passa de uma propaganda enganosa.Se existir esta pessoa.vamos orar para que Deus com sua infinita misericordia-o perdoa,e que ela seja verdadeiramente convertida,aos caminhos dos justos.
    Que Deus abençoe a todos.
    Um abraço
    Dermival Membro

    Ig de Nova Vida de Alphaville-SP

    ResponderExcluir
  3. Paz Fabi !
    Infelizmente muitos estão preocupados com a mudança estética nas pessoas .
    Aquilo que chamamos de uso e costumes iludindo as pessoas em relação a verdadeira mudança.
    Mudar de religião não é a mesma coisa que mudar de vida caráter,postura enfim em toda a maneira de viver.
    "É preciso mudar o conteúdo mais do a embalagem"
    Paz até + ...

    ResponderExcluir
  4. Concordo, aqueles que se converteram mesmo em Cristo este se nota a diferença na vida dele de longe, agora há aqueles que se convertem apenas de boca, ouseja falam da boca pra fora, e de que adianta, o coração que deveria ser mudado, pelo amor do evangelho nao é pois a pessoa em si nao se comprometeu a seguir de corpo e alma nao se entregou a cristo verdadeiramente, assim de nada adianta. amem fik na paz.

    ResponderExcluir

Olá,a paz!
Obrigado por comentar.
Volte depois e veja outros comentários feitos depois do seu.
Um abraço, A escriba do Rei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...