domingo, 10 de julho de 2011

Perfeição ou Perficção?


"O perfeccionista tem a tendência de maximizar o negativo e minimizar o positivo"
Eu faço muito isso. Posso receber dez cartas de encorajamento e uma de alguém que esteja insatisfeito com meu trabalho. Adivinhe qual aquela que recebe minha atenção? A negativa! O perfeccionista é muito crítico. Ele lida duramente consigo mesmo quando falha"
Rory Noland- O coração do Artista- pág 98



Meu Deus!!!!! Essa pessoa sou eu!!!!
Costumo dizer que, tenho certeza de tudo, até alguém me contrariar.
Posso receber mil elogios, porém, se uma só pessoa me criticar...
...Pego minha faca imaginária e começo a me retalhar. Nem me lembro das outras pessoas que elogiaram.



No livro O coração do artista aprendi que, os pefeccionistas sofrem, pois, estabelecem padrões que eles mesmos não conseguem alcançar. Trabalham duro para uma performance perfeita tendo como alvo os homens e não a Deus.

Nós artista que sofremos de perfeccionismo também temos expectativas impraticáveis para outras áreas de nossas vidas..Andamos por aí com grandes expectativas por nossas carreiras, ministérios, casamentos, amigos e filhos, e nos decepcionamos quando as expectativas não são respondidas. Chegamos à conclusão de que escolhemos a carreira errada ou a igreja errada ou casamos com a pessoa errada.

Querer fazer o melhor não é um erro, mas, o nome desse anseio não deve ser perfeição e sim excelência.
Nancy Beach define excelência como "fazer o melhor que você pode com o que você tem"

Porque perfeição para os seres humanos é: Perficção.
Deus é o único perfeito.


O que Jesus diria para o perfeccionista???


13 comentários:

  1. Também sou muito critica comigo. Preciso rever isto não tem graça exigir o máximo de mim e relevar ,relevar as tolices alheias.

    bjs e abençoada semana.

    Miss. Bella Dourado

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! Olha outro aqui! O perfeccionista é um chato de galocha, como diria minha avó! Eu sou bem chato quando deixo o Marinho perficcionista aflorar. Aí, eu corro o risco de "podar" alguém, de frustrar o sonho do outro, de não deixar o outro ser espontâneo. Aí, a comunhão, que deve ser uma coisa leve, vira um peso. Paz, Mario

    ResponderExcluir
  4. Que bom que não estou sozinha no mundo fantástico da perfeição ou melhor da perficção.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. "Pessoas felizes aceitam os próprios limites, porque na vida de todos há falhas e defeitos." (do livro “Como Deus Cura a Dor”). Então, provavelmente, Jesus diria: “Bem-aventurados os humildes (os que aceitam seus limites), (MEU AMIGO PERFECCIONISTA), pois eles receberão a terra por herança.” (Sermão do Monte - Mt 5:5)

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  7. Fabi,

    Obrigado por mais um post abençoador... na verdade até "usei" esse post em um dos meus últimos textos do meu blog, abordando um pouco mais a fundo o sentido de excelência (A importância da excelência na música: http://renan-alencar.blogspot.com/2011/07/importancia-da-excelencia-na-musica.html)

    Creio que o grande risco do perfeccionista é perder o foco do que realmente é "fazer o melhor para Deus". Na adoração, Deus "não ouve" nossa música (ou qualquer outra forma de arte), mas vê nosso coração. A qualidade técnica não vem antes da sinceridade, da humildade, dos relacionamentos (que muitas vezes são feridos na busca do perfeccionismo) e do coração do artista.

    Infelizmente, muita gente não tem essa noção!

    ResponderExcluir
  8. Fabi,
    Mto maneiro isso
    gostei mesmo ..
    Vou encaminhar esse texto pro ministério de Louvor da minha igreja, vai ser mto útil.

    Que Deus continue te abençoando.
    Rodrigo Nogueira
    http://diggao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fabi, tenho que te agradecer, pois o texto q comentei que fiz utilizando um pouco desse seu post foi publicado pela Globo no site do "Troféu Promessas".

    http://www.trofeupromessas.com.br/a-importancia-da-excelencia-na-musica/

    Dá uma olhada lá!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que bom Renan!!!!
    Que Deus te abençoe.
    E parabénsssssssssssss!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Jesus diria: Rô não exija tanto de ti maninha. rsss
    Amei seu texto. Eu sou obstinada demais, pois quando acredito em algo, chego a ser chata e pareço ser perfeccionista. Amei seu texto. Bjs, amo-te!

    ResponderExcluir
  12. Amém!!!! Rô, então pare um pouquinho e ouça Jesus te falando: Rô, não exija tanto de ti maninha.......rsrsrsr....ok!?
    Bjs no seu coração

    ResponderExcluir
  13. Gostei da postagem!
    Muito clara e a linguagem é fácil de entender!
    Se quiser também pode visitar meu blogger.
    Seria um enorme prazer receber sua visita!
    sunnylins.blogspot.com
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Olá,a paz!
Obrigado por comentar.
Volte depois e veja outros comentários feitos depois do seu.
Um abraço, A escriba do Rei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...